Qual o nosso objectivo?

Com o blog 100%SA pretendemos alertar as pessoas para a problemática, que é o alcoolismo, na nossa região (Bragança). Este projecto insere-se no âmbito do empreendedorismo social.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Coimbra: dezenas de jovens em coma alcoólico


Queima das Fitas: 86 estudantes assistidos. Especialista explica causas dos excessos.



O cortejo e a serenata da Queima das Fitas em Coimbra levaram aos Hospitais da Universidade 127 estudantes, sendo 86 casos de excesso de álcool, segundo informação do Diário de Notícias. Os números não surpreendem a médica Rosa Costa, autora de um trabalho de investigação, referente a 2008, sobre hábitos alcoólicos durante os festejos da Queima, que aponta as causas dos excessos ao tvi24.pt.
A Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2009 lamenta que estas situações se repitam todos os anos. Confrontada com os 86 casos de estudantes em coma alcoólico, verificados este ano em apenas dois dias, Rosa Costa, médica de família no centro de saúde Fernão Magalhães, em Coimbra, disse ao tvi24.pt que «infelizmente» não ficou surpreendida.
Hábitos alcoólicos regulares
Os jovens são quem mais se interessam por esta folia e verificam-se consumos exagerados de bebidas alcoólicas. Os dados são surpreendentes, especialmente na faixa etária mais jovem, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. «A maioria tem regularmente hábitos alcoólicos», afirmou Rosa Costa ao tvi24.pt.
A médica considera que tal como a tendência dos jovens a seguirem determinadas modas, também no álcool se verifica uma influência muito grande, «nesta altura a influência do grupo é muito marcada», como que uma necessidade de se inserirem no grupo, diz Rosa Costa.
Sem dúvida alguma, a médica acredita que só o facto de as bebidas serem oferecidas, como é o caso do cortejo realizado no âmbito da Queima das Fitas, é o suficiente para impulsionar o consumo.
Apoios diversos facilitam o à vontade dos jovens
Os consumos excessivos não se verificam apenas e só por ser a Queima das Fitas, «ao longo do ano também há consumos abusivos», disse a médica ao tvi24.pt. Há, no entanto, um controlo maior, «o apoio que lhes é dado é superior» na medida em que são disponibilizados diversos meios de socorro, como por exemplo o INEM, o reforço policial nas estradas, proporcionando assim um sentimento de segurança nos próprios jovens.
Segundo o estudo realizado por Rosa Costa, as estimativas apontam para a existência de pelo menos 580.000 doentes alcoólicos e 750.000 bebedores excessivos, em Portugal. Neste sentido, a médica considera que se deve apostar nas campanhas de sensibilização para o consumo excessivo de álcool, afirmando que as «campanhas funcionam», mas é necessário «estendê-las pelo ano todo».
«Pensa-se sempre que se sabe tudo e que os acidentes só acontecem aos outros», afirmou a médica ao tvi24.pt. Neste sentido, é necessário alertar os jovens para as consequências do consumo abusivo de álcool, considerando a médica que este alerta acaba por ter mais efeito «se for dito por um médico».
Testes de álcool ajudam a alertar
A presença de um espaço, no próprio recinto da Queima das Fitas, destinado à realização de testes de alcoolemia «acaba por objectivar o problema», como considera a médica Rosa Costa, considerando esta iniciativa como uma boa forma de alertar os jovens para os excessos cometidos na festa dos estudantes.
Marcada pela diversão e muitas bebidas alcoólicas, a Queima das Fitas em Coimbra é feita por estudantes e para estudantes. No entanto, para uns trata-se do final de uma etapa na vida de estudante universitário, para outros uma festa no decorrer da vida académica e para quem passa uma grande festa onde o álcool predomina.


Sem comentários:

Enviar um comentário